terça-feira, 24 de junho de 2008
“Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo...”

Sem sombra de dúvidas, é a minha música de São João favorita! Aliás, esta época do ano é muito especial, o estado todo em festa, dá de 10 a 0 em qualquer carnaval.
Entramos de férias na sexta. Aqui, ao contrário da maioria dos estados, as férias de meio de ano coincidem com os festejos juninos.
Voltamos do interior hoje de manhã. Tínhamos ido no sábado de manhã cedinho para uma cidade a 300km daqui. Pela primeira vez experimentei um típico São João na roça. E me esbaldei! É bom demais!!
Sábado à noite teve show na praça, teve forró pé de serra, que eu dancei com meu pai e com minha mãe, teve até umas bandas com umas tendências novas aí, mas a mim não me agradam. No domingo, foram as carroças que saíram pela cidade e festa na casa da Promotora de Justiça, que fechou a rua, decorou-a lindamente e foi um verdadeiro banquete.
Na segunda, ah, aí foi o melhor. A cidade fica em polvorosa dia de segunda, pois é dia de feira. Chegam vários caminhões apinhados de pessoas de povoados próximos que vêm se abastecer nessa feira que tem de um tudo, ervas, carnes, temperos, grãos, frutas, verduras, roupas, panelas, enfim, tudo o que você imaginar. Por volta do meio dia eles começam a retornar. Os caminhões que antes vinham carregados de pessoas, agora voltam com elas e seus pertences, com certeza comprados com muito sacrifício. A cidade ferve, guardadas as devidas proporções. Mas é um fervilhar diferente de uma cidade grande.
Nas casas, as pessoas trabalham muito para preparar as comidas para a festa do santo. Mas antes, um pequeno parêntesis. Prova de que o povo brasileiro gosta de festa, a gente já comemora tudo de véspera, pra ganhar mais um dia, deve ser. São João é hoje, mas a festa grande é na véspera. Natal... na véspera. Fecha parêntesis.
Na frente da maioria das casas uma fogueira, pequena ou grande, não importa. Segundo a tradição, você passa pelas casas e pergunta se São João passou por ali. Daí te chamam pra entrar e te oferecem comida e licor (pra mim, não, claro). Os mais humildes têm o seu amendoinzinho cozido, milho assado ou cozido. Os mais abastados capricham nos bolos, canjicas, pamonhas, uns chegam até a matar um bode para assar e servir aos convidados. E o forrozinho não pode faltar. Uma festa de fartura, de compartilhamento.
As crianças se divertem com os estalinhos e choviscos. Olhando aquela fogueira linda esquentando uma noite de muito frio e vento. É, na Bahia faz frio. Sabia, não?! Então faz assim. Se programe e venha passar um São João em uma de nossas cidades. Dispa-se de preconceitos, que eles só vão limitar a sua diversão. Dance forró e quadrilha, coma muito milho e amendoim, pule uma fogueira.

E viva São João!

Marcadores: ,

 
Image Hosted by ImageShack.us Por Manu at 18:12 | Permalink |


3 Comments:


At 26 de junho de 2008 às 21:43, Blogger Unknown

Cadê a foto da caipirinha?
Ai devia estar linda de choquinhas e pintinhas nas bochechas
Bejus Manuca

 

At 2 de julho de 2008 às 20:57, Blogger Unknown

Pôxa,
Cheguei um pouquinho atrasado para essa festa maravilhosa, afinal de contas hoje já é o dia 02 de julho (feriado na Bahia). Mas, de qualquer formar, me deliciei com um texto muito bem escrito/redigido/digitado pela Manuela. Ela continua escrevendo muito bem. Vai ser bom, lá na frente, ela dar uma olhadela e conferir o período das fetas juninas/08.
bjos

 

At 8 de julho de 2008 às 00:06, Blogger Unknown

Fazer comentário, eu?
Ora, estou é aguardando os comentários da Manu sobre as n o v i d a d e s ! ! !
bjs